quinta-feira, 11 de abril de 2013

Colecionador x Acumulador

Você faz coleção de algo? Eu, sou simpatizante de coleções..., já comecei, timidamente, uma de canecas... tenho algumas, curto "pra caramba" canecas...






Já dei algumas canecas de presente, não sei, se é porque eu gosto, acho um presente legal.

Espero não ter desagradado ninguém, nessas escolhas... rs...















Bom, voltando a história de coleções, minha mais nova coleção, é de sandália Havaianas, mas, essa, está mais tímida ainda: só tenho duas! kkk
Mas, eu chego lá...

Minhas próximas aquisições, serão essas:
Uma amarela


Sonho de consumo.. rs...

Sendo assim, se alguém quiser me presentear, já sabe... caneca ou Havaianas, não tem como errar! rs...

Tenho uma amiga a Ellen Tavares, que, coleciona Melissas..

Ela disse que tinha mais, porém, fez umas doações...


Quando tratamos de organização, sempre pensamos em, não acumular objetos, porém, sabemos que coleção é diferente de acumulação! 

A psiquiatra Vera Garcia, trata da diferença entre acumular e colecionar:


“Colecionar é, a princípio, um hobby, não é patológico. O indivíduo adquire objetos que tenham entre si alguns aspectos em comum. Se esses objetos já passam a ser excessivos ocupando um espaço muito grande e ele sofre ao se desfazer dessas coisas, ele pode vir a se tornar um acumulador compulsivo. Um comprador compulsivo pode também se tornar um acumulador, mas, a princípio, o foco é a aquisição do objeto. São sintomas muito próximos”.

"O acumulador compulsivo deve procurar a ajuda de um psiquiatra. Se ele não tiver um plano de saúde e não tiver recursos para pagar a consulta, deve procurar um ambulatório na sua cidade ou centros de atendimento psiquiátricos gratuitos que oferecem esse atendimento”.

Bem, se você já constatou que o seu caso não é o de acumular e sim de colecionar, então, seja feliz!! 

Afinal, colecionar é um hobby bem legal! 

Na coleção, cada objeto passa a adquirir um valor inestimável. Pode ser até a tampinha mais sem graça, mas tem sua grande importância no conjunto. E vira um vício, os amigos lembram de você e trazem uma peça a mais, lá de longe, e a história vai aumentando. De tampinha em tampinha, damos a volta ao mundo.
E é um jeito prazeroso de passar o tempo. Naqueles dias de frio e chuva, em que o tédio bate à porta, é só lembrar da coleção guardada há tanto tempo, que vem mil lembranças à cabeça: do local onde foi comprada ou achada; quem o presenteou e por aí vai...
Há mil maneiras de se expor coleções; nas paredes; dentro de nichos; caixinhas; quadrinhos; em tampos de mesa, sob vidros; dentro de vidros; etc..



Porque será que nos afeiçoamos a um tipo de objeto?
E vira mania mesmo, as vezes você está sem grana para nada, mas não resiste àquela xícara antiguinha que viu na feira, nem que tenha que emprestar um troco da amiga ao lado.
Adoro presentear pessoas que colecionem algo. É tão fácil e certeiro. E você será lembrado por muito tempo. É um carinho simples e especial. 



E, esse negócio de você lembrar a pessoa quando vê o objeto que ela coleciona, é certo e bem legal! 

Coleção de ventilador



Você tem vontade de colecionar, ou já coleciona?

O padrinho da minha irmã, coleciona lata de cerveja, todo mundo traz, ele manda buscar do outro lado do mundo... rs..
Você sabia que tem até encontro dos colecionadores de latinha? rs..
Sei disso, por causa dele... é muito legal!

Achados de Decoração

Anna's Parfum Collection
Alan Feio Arquitetura

Coleção de bonecos

Tampinhas

Sapos

Camisas de time
room-galleries.myhomeideas

Apartment Theraphy

Meu filho menor, coleciona Hot Whells, mas, ainda não tem uma estante dessas...


E, você.. tem alguma coleção? Se tem, coloque aqui nos comentários e, se quiser mostra-las aqui ou na página no Facebook, será um prazer!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são os alimentos do Blog. Desde que com educação, vale até críticas!! Deixe seu comentário, será muito bem vindo!!