sexta-feira, 26 de abril de 2013

Rita Lobo, sua cozinha maravilhosa e suas receitas deliciosas...


Quem já acessou o site de receitas Panelinha, da Rita Lobo, ou acompanha seu quadro na GNT Cozinha Prática, sabe o quanto sua cozinha é desejável! 
O livro Panelinha tem receitas maravilhosas!!
Rita é escritora de vários livros, incluindo o “Panelinha – Receitas que Funcionam”, formada em gastronomia nos EUA, e dirige o site de receitas Panelinha desde 2000.
Já era de se esperar que sua cozinha fosse algo tão maravilhoso quanto suas receitas!

Uma cozinha para sonhar – e cozinhar!!!

Eu, ainda trabalhava na Mekal, quando ela fez a reforma. O tampo da cozinha maravilhosa dela é de lá!! Na época, ela relatou sua escolha e, ainda tem um vídeo falando sobre...



Há algumas semanas, fui até a fábrica da Mekal ver as opções de cuba e acabei optando por fazer a bancada inteira de inox. E esta foi uma etapa importante da reforma, pois uma bancada de aço acaba dando a cara da cozinha. Mas quando eu achei que já estava tudo decidido, o Wilson Chica, que  entende de projeto de cozinha como ninguém, me deu mais um monte de  idéias incríveis, como um tal canal equipado. Quer saber o que é isso? Ele foi até a obra e me explicou todos os detalhes. Mas será que cabe? 

Veja o vídeo, é bem legal!
Enfim, a cozinha dela se tornou um espaço amplo, onde suas receitas são preparadas e onde os vídeos são gravados.
Aqui, ela relata, um pouco da reforma...
“A reforma inicial, antes mesmo de eu me mudar para o apartamento, durou nove meses. Há tempos eu sonhava com uma cozinha aberta para sala e não poupei esforços para unificar os espaços. Paredes foram abaixo, elétrica e hidráulica sambaram para se encaixar no novo layout e ainda troquei todo o piso todo por madeira — sim, madeira na cozinha fica incrível! Roubei da área de serviço um espaço para alojar na parece um forno de 90 centímetros, e, em vez de forrar a cozinha de azulejo, escolhi deixar na tinta, pendurar quadrinhos dos meus filhos e ainda pintar uma parede de lousa. Foi a maneira que encontrei de sinalizar para eles que a cozinha é um espaço de todos. Os armários foram feitos na mesma marcenaria que projetou os outros móveis da casa. Tudo para deixar a cozinha com jeito de sala. Ou vice-versa!
Esse estilo da cozinha dela é simplesmente demais!! E o tampo então, nem se fala!!
 A bancada de inox, que acomoda no fundo os utensílios que precisam ficar à mão, tem ares de cozinha profissional. Ela também acopla um escorredor de pratos, bem atrás da tão necessária cuba dupla: uma menorzinha, com triturador, para lavar e descascar alimentos ou passar uma água na louça, antes de colocar na máquina; a outra bem grande, que recebe panelas, fôrmas e assadeiras sujas, sem deixar a cozinha com cara de que passou um furacão.
Já se passaram um pouco mais de dois anos desde que me mudei. E agora meus amigos nem acham mais estranho eu ter uma passadeira linda na cozinha. “E se sujar?” Vai sujar. Depois eu mando lavar e, quando ficar muito velha, eu troco. Aliás, eu até gosto quando chega a hora de renovar.
Para a segunda temporada do programa, a cozinha passou por uma micro reforma. Eu queria pintar as paredes de cinza e trocar as fórmicas que revestem alguns armários pela mesmo cor. Contrariamente ao branco, o cinza parece que agrupa melhor os objetos pendurados na parede. Depois, a minha amiga Helena Lunardelli, que é também diretora de arte do Cozinha Prática, ainda sugeriu umas prateleiras pequeninas, apenas para organizar melhor os meus temperos (e alguns objetos de cozinha), que viviam dançando pelas bancadas. Com a nova direção de arte, trocamos também as cortinas por esta com estampa floral em tons de bege e cinza. Tudo bem neutro para deixar a comida, colorida, brilhar”, Rita Lobo.




Preparando para gravar… seus vídeos são ótimos!

A planta da desejada cozinha… veja que a disposição é bem prática, abrindo para a sala – afinal, cozinhar conversando com a família e amigos é muito mais prazeroso!


Bancada/Pia (Mekal) e coifa em aço inox. Veja, ao fundo, a porta com revestimento de lousa.

A mesa de jantar fica pertinho da cozinha, que é toda aberta para a sala.
(mesa de jantar Saarinen, do designer Eero Saarinen)

A bancada de madeira, onde toda a “mágica” acontece (com tudo à mão para facilitar)!
Aliás, sou eternamente grata à Rita Lobo e sua "Cozinha Prática", tentei por algumas vezes fazer risoto e não fui bem sucedida... estava traumatizada, rs... Até que, assisti um episódio de Cozinha Prática e ela ensinava um risoto na Panela de pressão, um sacrilégio para alguns, mas, eu adorei!! Deu super certo, ficou uma delícia!
É refrescante e polêmica a receita do risoto na panela de pressão de Rita Lobo. "Para deixar a cozinha mais prática, até pratos tradicionais podem pegar atalhos", conta a apresentadora do "Cozinha Prática".São necessários apenas incríveis dez minutos para ter um risoto delicioso prontinho para servir. O segredo? Preparar o risoto na panela de pressão! Comprove assistindo ao passo a passo da receita.

Risoto de ervilha e hortelã


Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: serve 4 pessoas

Para o risoto:
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou para risoto
1l de água
1 cebola 
2 folhas de louro     
3 cravos-da-índia 
1 cenoura 
1 talo de salsão 
2 colheres (sopa) de azeite 
½ xícara (chá) de vinho branco 
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (moída na hora, a gosto)

Modo de preparo:
Numa tábua, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar. Retire a casca de uma das metades e pique fino. Sem cortar as extremidades, retire a casca da outra metade e espete os cravos-da-índia. Lave, descasque e corte a cenoura em 3 partes. Lave também o talo de salsão, mantendo as folhas. Corte em 2 partes. Na panela de pressão com capacidade para 4,5 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa sempre.

Risoto de camarão e mascarpone com alho-poró crocante

Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem. Regue com o vinho branco e mexa até secar. Junte a água, a cenoura, o salsão, a cebola cravejada, o louro e tempere novamente com sal e pimenta-do-reino. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos e desligue imediatamente. Com um garfo, levante a válvula para retirar a pressão. Leve uma panelinha com 1 xícara de água ao fogo alto.


Para a finalização:
Ingredientes:
1 xícara (chá) de ervilhas congeladas
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
20 folhas de hortelã 

Dica do Cozinha Prática: dez receitas com queijo parmesão

Modo de preparo:
Assim que o vapor sair completamente, abra a tampa. Junte a ervilha congelada e volte a panela ao fogo alto. Mexa vigorosamente e, caso o risoto comece a secar, acrescente um pouco de água fervente e continue mexendo. Verifique o ponto do arroz: ele deve estar cremoso, mas com os grãos ainda resistentes à mordida. Se já estiver al dente, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão e a metade das folhas de hortelã. Misture bem e sirva imediatamente, salpicando mais folhas de hortelã no prato.





Bem, nota 1000 para a Rita Lobo, sua cozinha e suas receitas!! 
beijos...
Fontes:
Design para usar
A casa que minha Vó queria
In Casa Mia

2 comentários:

  1. Adoro seu programa.Aproveita bastante suas dicas que são fantásticas. Parabéns!
    Abraços,
    Zilda,Orlândia,SP.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gosto muito do seu programa. Aprendi muita cousa boa!!! Mas o que estou querendo saber é sobre as cestas onde ficam as cebolas, batatas. Gostaria de saber onde comprar. Espero retorno e obrigada.

    ResponderExcluir

Os comentários são os alimentos do Blog. Desde que com educação, vale até críticas!! Deixe seu comentário, será muito bem vindo!!